Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
VOCÊ TÊM MIL E UM TALENTOS. NÓS, AS OPORTUNIDADES! O Colégio Sinodal Barão do Rio Branco é integrante da Rede Sinodal de Educação. Uma escola com 118 Anos de tradição, localizada no município de Cachoeira do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul. Oferece uma formação completa desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental de 9 anos, Ensino Médio e diversas atividades complementares que envolvem os alunos. Projetos Sociais, Esportes diversos, Programa Jovens Empreendedores, dança, balé, xadrez, violão, teatro, robótica e ainda, laboratório de informática, internet, rede wireless, 2 modernas salas de projeção, salas climatizadas, etc. O Colégio também investe na ampla formação de seus docentes, gestores e funcionários para proporcionar educação de qualidade. Neste espaço, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o dia a dia das atividades realizadas e desenvolvidas no Barão. CONFIRA...

Pesquise aqui

COLÉGIO SINODAL BARÃO DO RIO BRANCO

COLÉGIO SINODAL BARÃO DO RIO BRANCO

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Barão É TETRACAMPEÃO

O Colégio Sinodal Barão do Rio Branco conquistou ontem o título da 12ª Olimpíada Estudantil Jornal do Povo/Loja Olímpica/Ulbra/Prefeitura de Cachoeira do Sul. Esta é a primeira vez que uma escola conquista o tetracampeonato com vitórias consecutivas (2007, 2008, 2009 e 2010) na principal competição esportiva envolvendo os colégios da cidade e que neste ano reuniu cerca de 1,8 estudantes de 13 instituições de ensino.

O título veio antecipado, pois para o final desta olimpíada ainda será preciso correr a rústica, onde 90 pontos estarão em disputa. Com os pontos conquistados no atletismo, o Barão chegou aos 532. O Roque aparece em segundo lugar, com 431 pontos. Com a nova conquista, o Barão se igualou ao Ciep Virgilino Jayme Zinn e ao Colégio Marista Roque com quatro títulos.
Para os professores Toni Vieira e Rogério Hamester, o novo título do Barão é o resultado de um trabalho desenvolvido em conjunto com a comunidade escolar e com o apoio e incentivo da equipe diretiva, dos professores, dos funcionários e da associação de pais. “Parabenizamos especialmente os nossos alunos que fizeram parte desta conquista. Eles são incansáveis e, mesmo com as diversas atividades que os jovens possuem no cotidiano, o Barão sempre conta com a determinação, a garra e o esforço desta garotada”, frisam Vieira e Hamester.
Os professores destacam que o trabalho incentivando os alunos à prática de esportes começa cedo no Barão. “É um trabalho planejado, dinâmico, determinado e contínuo, que é oportunizado aos alunos desde as séries iniciais para que possamos alcançar este resultado no ensino fundamental e médio”, enfatizam os professores. E o trabalho deu resultado, pois até agora o Barão já conquistou 58 medalhas, 28 delas de ouro.
Fonte: Jornal do Povo
Edição de 24 de Novembro de 2010.
____________________________________________________________________________

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Barão Passa dos 500 Pontos e Segue Tranquilo

Barão ganha 10 medalhas sendo 3 de ouros no atletismo, passa os 500 pontos e segue líder tranquilo na 12ª Olimpíada Estudantil Jornal do Povo/Loja Olímpica/Ulbra/Prefeitura de Cachoeira do Sul 2010.




Mantendo sua regularidade ao longo da temporada, o Colégio Sinodal Barão do Rio Branco ganhou 10 medalhas no atletismo infanto, três delas de ouro. O colégio é o líder isolado dos jogos e com os 21 pontos conquistados ontem chegou a 501. Na tabela, a diferença é de 112 pontos para o Colégio Marista Roque, que figura na segunda colocação. As provas de atletismo continuam com as provas dos alunos das categorias mirim e infantil, masculino e feminino.

Resultados do Barão nas provas femininas infanto

Arremesso de peso
2º) Natália Pedroso - Barão

Salto em altura
1º) Maria Laura Schiefelbein - Barão
2º) Fernanda Scheidt - Barão

400 metros
1º) Moema Lamb - Barão

4x100 metros
3º) Barão - Manoela, Izadora, Fernanda e Moema

Resultados do Barão nas provas masculinas infanto

Arremesso de peso
3º) Guilherme Kampf - Barão

Salto em distância
1º) Jean Michel - Barão
2º) Mathias Ilha - Barão

Salto em altura
3º) Mathias Ilha - Barão

4x100 metros
3º) Barão - Cassiano/Guilherme/Henrique/Mathias

Fonte: Jornal do Povo
__________________________________________________________________


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Prêmios Para o Barão Também No Repórter Por Um Dia

Dos 253 trabalhos inscritos na 14ª edição do projeto Repórter por Um Dia, 14 serão premiados no próximo dia 9, no Jornal do Povo. O material selecionado foi produzido por 19 estudantes e está publicado em suplemento especial do projeto.
Um dos trabalhos vencedores é de Cerro Branco, município vizinho de Cachoeira e que também é da área de abrangência da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Os outros 13 são de alunos de Cachoeira. Neste ano a iniciativa recebeu 110 textos jornalísticos, 68 charges, 46 fotos e 29 artigos de opinião. Ao todo, 551 alunos de 28 escolas se inscreveram no concurso.
Mais uma vez, o Colégio Sinodal Barão do Rio Branco conquistou vários prêmios. São eles:
        CHARGE
2º Lugar com a aluna Isadora Rizzatto Pohlmann, da 7ª série do Colégio Barão do Rio Branco, orientada pela professora Marlene Ritter Büllow.
ARTIGO
1º Lugar com a aluna Moema Lamb Scheffer e Isadora Pinto Lisboa, do Colégio Barão do Rio Branco, orientadas pela professora Magda Scotta.
       REPORTAGEM
1º LUGAR - reportagens associadas - Com a Keylla Hörbe Steffen dos Santos (Foto Abaixo), 13 anos, da 7ª série do Colégio Barão do Rio Branco, trabalho orientado pela professora Marlene Ritter Bülow.

PARABÉNS A NOSSAS ALUNAS E PROFESSORAS POR MAIS ESSAS VITÓRIAS !!!

Aqui o link para você conferir a reportagem da Keylla, vencedora do Repórter Por Um Dia:

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Barão Vence Novamente o Provão do JP

O Colégio Sinodal Barão do Rio Branco venceu novamente o Provão do JP, teste de conhecimentos gerais aplicado pelo Jornal do Povo aos alunos do 3º ano, concluintes do Ensino Médio. O heptacampeonato foi alcançado com a média 6,78. 

As escolas no Provão JP 2010
1º LUGAR
Barão do Rio Branco
> 23 alunos
> Média - 6,78
> Maior nota - 8,5 (Rafael Zinn, Nicole Prochnow, Léo Bicalho e Maurício Becker)
> Menor nota - 3,5 (um aluno)
2º LUGAR
Diva Costa Fachin
> 59 alunos
> Média - 5,78
> Maior nota - 8,5 (Laudir Jaeger)
> Menor nota - 2,0 (um aluno)
3º LUGAR
Marista Roque
> 27 alunos
> Média - 5,54
> Maior nota - 8,0 (Vinícius Brum)
> Menor nota 3,0 (dois alunos)

O fato lamentável ficou por conta do vazamento de questões da prova o que levou o Jornal do Povo a considerar apenas seis escolas neste ano no Provão JP. O teste teve de ser anulado no segundo dia de aplicação. Para informar seus amigos de outras escolas sobre as perguntas da prova, os estudantes usaram basicamente redes sociais da internet. 

PARABÉNS aos nossos alunos e professores que com lisura e dedicação no aprender e educar conquistaram mais esta vitória!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Barão Conquista Mais Um Ouro No Basquete

O Colégio Sinodal Barão do Rio Branco conquistou a sua segunda medalha de ouro no basquete da 12ª Olimpíada Estudantil Jornal do Povo/Ulbra/Prefeitura de Cachoeira do Sul. Jogando em seu ginásio, o Barão venceu seus cinco jogos e garantiu o título do torneio mirim masculino. 
O Barão venceu todos os jogos com uma larga vantagem no placar. Na estreia, derrotou o Roque por 13 a 1. No segundo jogo, a vitória foi sobre o Imaculada,  por 15 a 1. O título foi confirmado com a vitória por 19 a 8 sobre o Ciep. No último jogo da tarde, apenas para cumprir tabela, a vitória foi sobre o Liberato por 19 a 4.
Com a vitória, o Barão superou pela primeira vez a barreira dos 100 pontos de vantagem para o Roque, o segundo colocado. O Barão tem 459 pontos, contra 357 do Roque. A disputa está acirrada pela terceira colocação. O  Liberato Salzano é o terceiro colocado com 251 pontos. O Imaculada vem na quarta colocação, com 245 pontos.
O Barão lidera também o quatro de medalhas. Tem 21 medalhas de ouro, quatro de prata e oito bronze. O Roque, segundo no quadro, tem apenas quatro ouros.
O Barão foi o campeão jogando com: Artur Trommer, Cezar Couto, Rubens Neto, Bernardo Baldauf, Eduardo Loreto, Gabriel Oliveira, Pedro Petrucci, Júlio Bittencourt, Vinícius Gonçalves, Vitor Peixoto, Alan Müller e Jurghen Gehrke. Rogério Hamester foi o treinador.
PARABÉNS AOS NOSSOS ATLETAS E TREINADOR!
FONTE: Jornal do Povo (Edição de 04/11/2010) Com Adaptações
___________________________________________________________________

Totens Tomam Conta do Barão

Inspirado na exposição Cow Parade, que espalhou vacas de acrílico decoradas por artistas em vários locais de Porto Alegre, o Colégio Sinodal Barão do Rio Branco criou uma mostra inédita em vários pontos da escola: os Totens da Hipermodernidade, criados e pintados por alunos coordenados pelas arte-educadoras Elaine Prass e Margarete Simioni. O corpo das obras foi construído utilizando os cilindros de madeira que o Barão levou para a rua em forma de silos de arroz no desfile em homenagem a Fenarroz. A reutilização do material baseou-se no Projeto Lixo, desenvolvido há cinco anos no colégio, visando à consciência ambiental e ao reaproveitamento de materiais. 


Os Totens da Hipermodernidade bem como as exposições Cultura Africana, Jovens Empreendedores, pinturas em acrílico sobre tela e desenhos fazem parte do Ciclo das Ciências e das Artes do Barão. As obras dos alunos artistas estão espalhadas no pátio do colégio e na Galeria Fato & Arte até a primeira quinzena de novembro. A visitação é aberta ao público das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Jornal do Povo (Edição dos dias 30 e 31/10/2010).
____________________________________________________________________________